Vi esse texto/reflexão/tiro na cara, no Instagram de uma amiga, a Tati do @prioridade de mãe e prometi para mim mesma ler e reler toda vez que cogitar aceitar menos que mereço, tanto de pessoas - e não necessariamente no sentido romântico - quanto da vida.
"nós aceitamos o amor que achamos que merecemos"
E além de decidir na mesma hora postar aqui para o mundo inteiro ver também (humilde ela né, rs), e, para que vocês possam ler e, quem sabe, libertar muita gente por ai de amor meia boca, que aceitamos por medo da solidão.
O título do post também veio quase que imediatamente, e para isso explano o significado dessa escolha.
fem. sing. de
magno
mag·no
(latim magnus, -a, -um)
(latim magnus, -a, -um)
adjetivo
1.
Grande.
2.
[Figurado]
Importante.
"magna", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/magna [consultado em 05-07-2018].
Magna é o feminino de magno. O mesmo que: extraordinária, grandiosa, magnífica.
[Figurado] Que é mais relevante do que qualquer outro de mesmo aspecto, natureza, tipo; grandioso, extraordinário, magnífico.Etimologia (origem da palavra magno). Do latim magnus, "grande".magnoadjetivo
que pela importância se sobrepõe a tudo que lhe é congênere; de grande relevância.☞ ver gram/uso a seguir."m. questões"Origem⊙ ETIM lat. magnus,a,um 'grande, poderoso, ilustre'
in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/magna [consultado em 05-07-2018].Que é muito grande, importante.
fem. sing. de
magno
mag·no
(latim magnus, -a, -um)
(latim magnus, -a, -um)
adjetivo
1.
Grande.
2.
[Figurado]
Importante.
"magna", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/magna [consultado em 05-07-2018].
reciprocidadesubstantivo feminino
1.qualidade ou caráter de recíproco; correspondência mútua; recíproca, reciprocação. 2.lingüística semtrelação entre vocábulos cujos sentidos contrários expressam uma relação recíproca, como em comprar - vender, marido - mulher etc.Estado do que é recíproco, mútuo, do que se realiza ao mesmo tempo que outra coisa; em que há troca, cooperação; reciprocação.
Quando a gente quer muito uma pessoa, a gente se engana.
A gente tenta encaixar aquele outro ser humano em posições que nunca foram dele. A gente clama ao universo para um sim em algo que já começou destinado ao não. A gente quer, e a gente bate o pé e faz pirraça feito criança para conseguir.
Mas um dia a gente percebe que amor tem que ser uma via de mão dupla. Amor tem que ser fácil, tem que ser bom, tem que ser complemento, tem que ser ajuda.
Amor que é luta é ego. Amor que rebaixa é dor. E então a gente aprende que amor que não é amor, não encaixa, não orna, não serve.
Fique com alguém que não tenha conversa mole. Que não te enrole. Que não tenha meias palavras. Que não dê desculpas. Que não bote barreiras no que deveria ser fácil e simples.
Fique com alguém que saiba o que quer e que queira agora.
Fique com alguém que te assuma. Que ande com orgulho ao seu lado. Que te apresente aos pais, aos amigos, ao chefe, ao faxineiro da firma. Que segure a sua mão ao andar na rua. Que não tenha medo de te olhar apaixonadamente na frente dos outros. Fique com alguém que não se importe com os outros.
Fique com alguém que não deixe existir zonas nebulosas. Que te dê mais certezas do que perguntas. Que apresente soluções antes mesmo dos questionamentos aparecerem. Fique com alguém que te seja a solução dos problemas e não a causa.
Fique com alguém que não tenha traumas. Que não tenha assuntos mal resolvidos. Que saiba que para ser feliz, tem que deixar o passado passar. Fique com alguém que só tenha interesse no futuro e que queira esse futuro com você.
Fique com alguém que te faça rir. Que te mostre que a vida pode ser leve mesmo em momentos duros. Que seja o seu refúgio em dias caóticos. Fique com alguém que quando te abraça, o resto do mundo não importa mais.
Fique com alguém que te transborde. Que te faça sentir que você vai explodir de tanto amor. Que te faça sentir a pessoa mais especial do universo. Fique com alguém que dê sentido à todos os clichês apaixonados.
Fique com alguém que faça planos. Que veja um futuro ao seu lado. Que te carregue para onde for. Que planeje com você um casamento na praia, uma casa no campo e um labrador no quintal.
Fique com alguém que apesar de saber que consegue viver sem você, escolhe viver com você.
Fique com alguém que não se esconda. Que não te esconda. Que cada palavra seja direta e clara. Que não dê brechas para o mal entendido. Que faça o que fala e fale o que faça.
Fique com alguém cujas palavras complementam suas ações.
Fique com alguém que te admire. Que te impulsiona pra frente. Que te apoie quando ninguém mais acreditar em você. Que te ajude a transformar sonhos em realidade.
Fique com alguém que acredite que você é capaz de tudo aquilo que queira.
Fique com alguém que você não precise convencer de que você vale a pena. Que não tenha dúvidas.
Fique com alguém que te olhe da cabeça aos pés e saiba, sem hesitar, que é você e só você.
Fique com alguém que te faça olhar para trás e agradecer por não ter dado certo com ninguém antes.
Fique com alguém que faça não existir mais ninguém depois.
É pedir demais? Acho que não. Como já pontuei ali em cima, muitas das vezes aceitamos um amor meia boca por medo de ficar sós. Mas acredito que possamos construir uma relação de amor e respeito com nós mesmos, e quando isso acontece vai ser um processo natural não aceitar menos que merece na sua vida!
Me contem o que acham, qual é a sua experiência.