Conheça os benefícios do retinol para a pele e saiba como usá-lo

quinta-feira, 24 de março de 2022

 

Especialista explica os benefícios que o retinol traz para combater o envelhecimento da pele quando inserido na rotina de skincare

Provavelmente as mais antenadas em skincare já ouviram falar sobre o retinol. Ele vem ganhando cada vez mais força no mercado devido às principais funções: combater sinais de envelhecimento, promover a renovação celular e suavizar a aparência da pele. Ou seja, um verdadeiro tesouro para quem deseja investir numa rotina anti-idade.

Com tantos benefícios, que tal conhecer um pouco mais sobre esse ativo e entender qual a melhor forma de usá-lo? Para isso, conversamos com a farmacêutica Ivanilde Itaborahy, especialista na produção de dermocosméticos.

O que é o retinol?

O retinol é um ativo derivado da vitamina A, consagrado na dermatologia por ser um dos mais indicados em formulações dermocosméticas para prevenção e tratamento dos sinais de envelhecimento cutâneo.

Quando penetra na pele, se converte em ácido retinoico, sua forma ativa, que age no DNA das células, aumentando as suas capacidades de renovação e atuando na produção de colágeno.

Quais as principais funções desse ativo para a pele?

Seu principal benefício está associado ao estímulo da produção de colágeno e elastina — responsáveis pela resistência e elasticidade da pele —, dando um “up” na firmeza e reduzindo as linhas finas, rugas e flacidez.

Além disso, promove renovação celular com leve efeito esfoliante, melhora a produção do ácido hialurônico e contribui para o controle da oleosidade, cicatrização de cravos e espinhas, uniformização da pele e preenchimento das olheiras.

<Via Metrópoles>

Skincare diurno e skincare noturno: quais são as diferenças?

terça-feira, 22 de março de 2022

 

A dermatologista Cintia Cunha explica o que muda a depender do horário de aplicação dos produtos

Já ouviu dizer que nem todos os produtos de pele que usamos à noite podem ser aplicados durante o dia? A história não é balela -- garantimos! Alguns ativos de skincare não se comportam bem quando expostos ao sol, enquanto outros até potencializam o filtro solar. Deciframos essas recomendações a seguir:

Quais ativos de skincare podemos usar durante o dia?

"Ao contrário do que se imagina, existe uma gama diversa de ingredientes que podem ser utilizados pela manhã", introduz a dermatologista Cintia Cunha. Na rotina da manhã, a vitamina C é um dos ativos de skicare mais comuns, que dá viço à pele e tem ação antioxidante. Mas ela não está sozinha!

Os alfa-hidroxiácidos, que geralmente aparece em blends e podem ser encontrados em concentrações tranquilas, permitem o uso diurno e com diferentes funcionalidades. "Dependendo da concentração e da combinação, eles terão função de hidratação, redução da oleosidade, diminuição de acne e até atenuação de rugas finas. O ácido glicólico, por exemplo, é conhecido há um bom tempo por seu potencial de hidratação, estímulo de colágeno e uniformização. Já o ácido salicílico é bastante reconhecido com o seu papel seborregulador e antiacne", diz a dermato.

O importante é que sejam aplicados sobre a pele bem limpa e seguidos de filtro solar alto, ok? Se tiver cor, melhor ainda, pois o pigmento cria mais uma camada de proteção.

"O que nós realmente não podemos usar durante o dia são os produtos sensibilizantes, que fiquem reativos ao sol, como por exemplo o ácido retinóico e algumas substâncias que podem manchar a pele, como a hidroquinona", alerta a expert.

GABARITO: Ácido hialurônico, que é hidratante; ácido ferúlico, antioxidante e par perfeito da vitamina C; vitaminas C e E, antioxidantes; niacinamida, anti-inflamatório e calmante; ácido glicólico, um esfoliante químico e renovador.

Quais ativos de skincare devem ser usados à noite?

Os ativos de skincare mais indicados para a noite são, principalmente, os renovadores e em maiores concentrações. "À noite, eu gosto muito do ácido retinóico ou tretinoína, pois são substâncias que não devem ser utilizadas pela manhã e que tem grande potencial de renovação da pele fechando os poros, clareando as manchas e estimulando a produção de colágeno", diz Cintia. Nos dois casos, é preciso de prescroção média para o uso.

Já os ácidos mais potentes e em concentrações muito altas são mais recomendados para aplicação no período noturno em razão da possibilidade de sensibilização da pele ou de interação com o sol -- chamada de fotossensibilidade. 

"Neste caso, também é importante que cada paciente faça uma leitura do seu rosto durante o tratamento. Observe se a pele está ficando vermelha, sensível, descamando ou ardendo bastante. Ao sinal de irritação muito intensa, é preciso conversar com o seu dermatologista para ver se há uma necessidade de ajustar as medicações", afirma a especialista.

GABARITO: Ácido retinóico e retinol, que são renovadores; ácidos glicólico, lático e outros alfa-hidroxiácidos em altas concentrações + os ativos de skincare para o dia. Também é um bom momento para texturas espessas, untuosas, cujas camadas mais grossas podem incomodar durante o dia.


Por Isabella Marinelli

Via Glamour Brasil