Metaverso, é você? Enquanto não vivemos completamente em um universo (paralelo) online, algumas experiências digitais do mercado de beleza já dão um gostinho do que é possível fazer com a tecnologia.
Em meados de novembro, a marca de maquiagem Charlotte Tilbury anunciou a entrada no Metaverso com uma nova loja virtual, chamada Charlotte’s Virtual Beauty Gifting Wonderland. A experiência de realidade aumentada e virtual, criada em parceria com a plataforma de e-commerce Obsess, permite que os usuários convidem até quatro amigos para se juntar a eles numa experiência de compra. É possível conversar com eles via chat durante todo o processo, além de receber consultoria virtual de maquiadores e influenciadores parceiros da marca. Quem compra por lá tem, inclusive, acesso a um batom vendido exclusivamente neste ambiente.
Enquanto a ideia de entrar em um universo completamente online para socializar e fazer compras parece uma realidade distante, outras iniciativas de marcas de beleza já propõem experiências digitais -- e são diversas.
Bonita para caramba e gamer
Dados do Índice Mundial Global dão conta que, em 2021, 53% dos fãs de beleza jogaram ou baixaram ao menos um game gratuito. E como isso se relaciona? Vamos de exemplo. Em fevereiro deste ano, uma ativação criada pela AlmapBBDO e a BBL, empresa especializada em games, colocou a loja online de O Boticário em cenário de aventura. No jogo de realidade virtual, o espaço permitia navegar com seu avatar e jogar Avakin Life. Com ou sem a ajuda da assistente virtual Thaty, os itens do portfólio da marca poderiam ser arrematados usando BotiCoins. As moedas, por sua vez, eram resgatadas em um quizz sobre o mundo da beleza, o Beauty Quest, ou no Fashion Contest, concurso de beleza com produtos. Ele ficou disponível por cerca de um mês e, no encerramento, rolou uma pool party aberta a todos os usuários.
Nova era dos filtros
Se jogar não é a sua praia, tudo bem também. Os filtros do Instagram adiantam um pouco do que a interação rosto-tela pode fazer (para o bem e para o mal). Em tempos de testers restritos em razão da pandemia, aplicativos especializados usam a realidade aumentada para simular aulas de make e mais. O recém-lançado aplicativo Be Beleza Tech ensina o passo a passo do make a partir deste tipo de interface. É só abrir a câmera dentro do app que aparecem inserções explicativas indicando quais produtos e pincéis são ideais para o look. A startup passou pelo programa de aceleração promovido pelo Grupo Boticário, o GB Ventures, e o plano é se tornar um app com vitrine para consultoras em breve.
Misteriosa?
Você pode até conhecer aplicativos que mudam a cor de cabelo, mas que tal uma coloração que só é revelada no smartphone? Assim é a Venus, tintura digital da marca inglesa The Unseen, visível apenas pela tela do celular. É preciso apontar o smartphone com o flash ativado para que a cor apareça na tela.
Por Isabella Marinelli