Sim, o sonho do tom perfeito estará mais próximo ao final desta matéria
Quem acompanha as semanas internacionais de moda (ou o @ do Instagram!) já viu que Kendall Jenner está de cabelo novo. A gata apostou no ruivo acobreado, tendência para este ano conforme já adiantamos aqui, e chegou a um tom bem próximo das versões naturais. É a sua nuance dos sonhos? Pois bem!
Independentemente do processo de coloração ou da escala da cor, já avisamos: os ruivos, do vermelho aos acobreados, pedem cuidados intensos, pois desbotam com facilidade. Também podem exigir técnicas específicas para que se alcance a cor desejada. Reunimos dicas dos experts Wallisson Jesus e Eron Araújo para iluminar as ideias:
Preciso descolorir o cabelo para ficar ruiva?
Depende. Hoje em dia existem técnicas que dispensam a descoloração que, além de prejudicar os fios, é um dos principais causadores de desbotamentos. Porém, se você tiver o cabelo muito escuro, talvez seja necessário passar por esse processo primeiro. “Minha dica é investir em técnicas como ombré ou baby lights. Assim, o profissional irá descolorir o cabelo até chegar num tom acobreado, sem necessidade de chegar em um tom loiro, e depois acertar o tom com um tonalizante”, recomenda Eron.
Ok, estou ruiva! Como evitar o desbotamento da cor?
Para manter a cor rica por mais tempo, Eron indica usar produtos como shampoos e condicionadores que possuem pigmento. Tonalizar no salão também é uma ótima opção e pode ser feita, em média, a cada 15 dias. “Produtos de qualidade protegem a cor. O ideal é usar shampoos com PH 4,5 e, de preferência, com tecnologia micelar -- igual as águas micelares para o rosto”, completa Wallisson.
E para recuperar a saúde dos fios?
Considere fazer hidratações quinzenais no salão, especialmente se os seus fios passaram por descoloração. Outra boa opção é seguir o cronograma capilar em casa, alternando produtos de reconstrução (leva proteínas, queratina...), hidratação (ácido hialurônico, vitaminas...) e nutrição (óleos poderosos, vitaminas...). “Evite ainda a água quente ao lavar o cabelo -- quanto mais fria melhor -- e sempre utilize protetor térmico antes do secador, chapinha e outros aparelhos”, completa Eron.
Ok, Gla, mas qual é o tom de ruivo que vai bombar em 2022?
Está olhando para ele! "Para mim o natural sempre ganha! Meu tom favorito, e que acredito que seja a tendência, é um ruivo mais alaranjado, aquele tom que costumamos ver em crianças ruivas”, conta Eron. Entretanto, não há regras na hora de encontrar uma nuance para chamar de sua. Vale aproximar do rosto algumas peças de roupa de cores parecidas para entender como funcionam os seus contrastes.