A diferença entre o sérum facial e o creme hidratante te deixa confusa? Hoje vou te ajudar a desfazer essa dúvida!
Às vezes pode ser difícil entender a diferença entre todos os produtos de beleza disponíveis no mercado — máscaras para dormir, máscaras detox, cremes hidratantes, séruns faciais, tônicos… a lista parece não ter fim. Mas dois dos produtos mais básicos e essenciais para sua rotina diária de cuidados com o rosto são o sérum facial e o creme hidratante. Qual, exatamente, é a diferença entre os dois? Para esclarecer essa dúvida de uma vez por todas, pedimos a ajuda da Ginger Bishop, Diretora Internacional de Educação de Cuidados com a Pele de Lancôme. Confira as explicações dela aqui embaixo!
Quais são as diferenças básicas entre um sérum facial e um creme hidratante?
A primeira diferença entre os dois é que o sérum facial tem uma textura mais leve do que o creme hidratante e é absorvido com mais rapidez. Ele deve ser aplicado, por exemplo, depois que a maquiagem for removida ou no momento de preparar a pele para isso, junto de um tônico ou essência. Os séruns nunca devem ser usados sozinhos: precisam sempre ser seguidos por um produto de cuidado com a pele, como o creme hidratante para o rosto, que aumenta o conforto e a hidratação da região.
Os séruns faciais aumentam o tempo dispensado para a rotina de cuidados com o rosto?
Aplicar um sérum facial aumenta o tempo total da sua rotina em, no máximo, 10 segundos. Mas esses 10 segundos nem se comparam aos resultados e benefícios que esse passo irá trazer. Dependendo de suas necessidades — seja a preocupação com hidratação, com rugas ou outras — você também pode misturar o sérum em outros produtos da Lancôme e economizar tempo. Uma opção é adicionar duas gotas do sérum facial Absolue Precious Oil no seu creme hidratante. Isso aumenta a densidade e hidratação do produto, o que é funcional especialmente na época do inverno, quando a pele tende a ficar mais seca. Como nem todo produto pode ser misturado, o ideal é contar com a ajuda da sua consultora de beleza Lancôme para adaptar sua rotina de acordo com as suas necessidades e desejos.
Qual é o melhor momento para aplicar o sérum facial?
Pela manhã e à noite, antes do seu creme hidratante para o rosto. Nunca vá para a cama com a pele desprotegida!
Existe alguma situação em que o sérum facial não é indicado?
O sérum facial não deve ser aplicado sobre sua maquiagem ou seu creme hidratante: você só vai conseguir resultados se ele ficar em contato direto com a pele logo depois de higienização. Também é por isso que ele não deve ser aplicado ao longo do dia, quando a pele não está limpa.
O que funciona melhor como
primer: a textura do sérum facial ou de um creme hidratante?
Uma das regras gerais da maquiagem é: nunca aplique base sem ter antes aplicado um creme hidratante ou sérum facial para que você não corra o risco de ficar com a pele ressecada. É necessário ter um produto fazendo o papel da camada protetora. Não há uma rotina ideal, nem uma textura ideal: escolha produtos que serão adequados à sua pele. Pense sobre os resultados que você deseja alcançar com sua maquiagem na hora de escolher a textura do seu creme: para uma make duradoura, escolha texturas que sejam leves e hidratantes, mas que não dão brilho; para o dia a dia, por outro lado, você provavelmente terá melhores resultados com produtos de texturas mais densas, que dão conforto à pele.
Via Lancôme