Como saber a validade de maquiagem e cosméticos importados

quarta-feira, 2 de março de 2016

Se tem uma coisa que causa estranhamento para nós brasileiras são cosméticos e maquiagem importada não terem data de validade. Isso porque estamos acostumados a nossa regulamentação que de acordo com a Anvisa deve conter data de fabricação, lote, validade entre outras informações, vide RDC Nº 04 de 30/01/14 ou essas Normas de Rotulagem e Referências Legais, ao passo que em outros países (USA, UK, JP) a regulamentação não é tão rígida, por exemplo o FDA - órgão que regula comida, medicamentos e cosméticos nos EUA - diz sobre validade: "Não existem regulamentos ou requisitos na legislação atual Estados Unidos que exigem que fabricantes de cosméticos imprimam datas de validade nos rótulos dos produtos cosméticos", dá para conferir aqui no site do FDA

Com isso o que a maioria dos fabricantes faz é colocar um prazo para uso após aberto, como mostra a imagem.  

Mas ainda sim não há como saber quando foi fabricado, pois essa informação não consta nas embalagens. Ou melhor, não dava!

O que quero mostrar aqui é um site chamado Check Cosmetics que ajuda, e muito, na hora de verificar se seu produto ainda está ok para o uso.
Ele tem esse layout durão mesmo, mas é muito funcional e já me salvou de algumas enrascadas. Conferi nele os produtos da primeira imagem: rímel They're Real da Benefit, batom M.A.C. Relentlessly Red e Clinique 7 Day Scrub. 

Vamos ver como funciona.

O primeiro passo é localizar o código do produto, no caso do 7 Day é A63, depois selecionar a marca, digitar o código e BINGO! Nesse caso ele foi fabricado em Junho/2013 e tem validade de 36 meses, ou seja vence em Junho/2016. Precisa fazer esse mini calculo mental mas é tranquilo. 

No batom M.A.C - e outros itens da marca - geralmente se localiza o código no fundo das embalagens, nesse caso A53 e vence em Maio/2016. 

No caso do rímel Benefit, cartão vermelho! Foi fabricado em Janeiro/2010 e já passou - e muito! - dos 36 meses de validade médios. 
Repararam que o código correto é apenas o que fica "dentro" do código de barras? No próprio site do Check Cosmetics tem um post explicando isso.

Eai? Já tá juntando todas suas makes importadas e correndo para o site? Gostaram? Comenta ai. 



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário