Textos da Jana: Pequenos Prazeres e Pequenos Surtos de Cólera. #BEDA

sábado, 13 de abril de 2019

Mais um para a conta e agora com #polêmica

Não sei como será recebido esse texto, mas é uma descrição real do que acontece comigo. Então apreciem sem moderação e fiquem à vontade para debater a respeito!

PEQUENOS PRAZERES E PEQUENOS SURTOS DE CÓLERA
Decidi falar disso porque tem certas coisas, pequenas ou grandes que me afetam de uma forma sem medidas causando algumas das reações do título.

Antes de começar a elucidar quais seriam esses momentos, acredito que colocar no papel (figurativamente falando, porque hoje escrevemos em dispositivos eletrônicos) para mapear e tentar entender o que causa qual reação e sua dimensão, tem grande valia.

Não tenho certeza sobre a forma, apenas sobre o conteúdo. Pensei em listas, apontamentos, mostrar um pouco de cada lado. E foi assim que acabou ficando. Um pouco de tudo depois de uma catarse mental.

- Ler um texto bem escrito, com uma palavra pouco usada no português no dia a dia, me causa “orgasmos mentais”. Uma sensação gostosa na cabeça como se estivesse explodindo com aqueles fogos de artifícios mais coloridos e bonitos. Sem o barulho, apenas as cores e explosão. Em seguida o corpo entra em um estado de profundo relaxamento, como um júbilo. Um sorriso de abre automaticamente no rosto e me sinto esperançosa em relação à vida.
 Loucura não?

Pensei nisso porque, lendo meus e-mails, tarefa que executo diariamente enquanto meu corpo é preenchido com café e toda sua potência. Abri um da Empiricus, que começa assim: “Sim, eu vou misturar Natal e investimentos. Destarte, rebato as críticas de supostamente estar profanando...”. Foi uma sensação de prazer imediata ao ler apenas essas linhas de um e-mail relativamente longo (se for considerar que as pessoas não têm paciência para ler nos dias de hoje). 

Por outro lado, aliás ao mesmo lado que estava aberto o e-mail, outra aba no computador continha o “zap” que detesto com todas as forças esse termo. E recebo uma mensagem assim: “Eh vários fatores, entao cheio de TD”. Não vou me ater ao conteúdo, mas a sensação que tive em seguida logo após o orgasmo mental!


- Meu estômago revira, como se congelasse. Minha cara fecha, sobrancelha franze como se estivesse com nojo ou irritada. Os dentes cerram. E uma sensação muito ruim percorre todo o corpo que até respirar fica difícil. Quando isso acontece e estou falando com alguém, fecho o WhatsApp, jogo o celular em um canto por um tempo e depois que a sensação ruim passar e conseguir respirar normalmente, retomo.
Não estou querendo dizer com isso que sou a pessoa mais erudita ou letrada da face da terra, mas erros crassos, cometidos por pura preguiça, me doem na alma e me fazem querer fugir para longe de tudo e todos.

O que basicamente me colocaria isolada de uma boa parcela da população!

Por exemplo, eu, quando vejo uma palavra ou termo que nunca vi na vida, ou já vi mas não me recordo do significado, me dá um imenso prazer de percorrer um dicionário ou mesmo o google para saber do que se trata. Me deixa feliz quando é uma coisa nova!
Anoto e colo no meu mural, para me lembrar e quem sabe aplicá-la. Como se sentisse meu cérebro criando novas conexões neurais, expandindo a trama já existente. Alguém ai viu o filme Lucy?
 

Agora, quando ocorre que eu escrevo alguma coisa, com palavras diferentes, ou menos coloquiais e a pessoa vem me perguntar o que é sem demonstrar o mínimo interesse em sequer buscar, para mim é como uma morte lenta da alma. De causar sensação ruim no corpo mesmo!

Pura preguiça!

E isso, me cansa de uma forma que preferiria viver isolada em uma caverna...

Mais alguém assim? Ou estou sozinha no mundo mesmo? 

Outra coisa que queria perguntar é se estão gostando do meu #BEDA?
 

Hakuna Matata! Rei Leão Live Action. #BEDA

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Quem mais está ansioso pela versão live action de Rei Leão (The Lion King)? 
Eu fico vendo e revendo os trailers. Já mostrei Hakuna Matata para meu sobrinho (detalhe: ele tem 7 meses! Hahaha).
E não vejo a hora de me emocionar novamente! 

O Rei Leão versão animada estreou em 8 de julho de 1994 e eu tinha 11 anos na época e não ia tanto ao cinema (passei a ir com frequência aos 15 em 1997).

Mas lembro de alugar na locadora por diversas vezes a fita VHS verde, típica dos filmes da Disney. 
E nem sei quantos rios de lágrimas chorei com a morte do pai de Simba, cantei junto Hakuna Matata e Can You Feel The Love Tonight, do Sir Elton John.

O Rei Leão fez parte da minha juventude e dá um gostinho de nostalgia essa versão live action em 2019.
Sabemos que é por falta de genialidade dos autores criar novas coisas, vide Dumbo. 

Mas ainda sim, meu coração bate de uma forma gostosa, sabe? Toda vez que vejo os trailers e realmente espero que esteja tudo lá!

Esse post era mais para mostrar os trailers, então vamos a eles! 
 
Trailer n#1
Chega a dar um arrepio na espinha, não? 
 
Trailer #2 
Eu acho que vou chorar litrossss e na dúvida entre dublado e legendado, vou ver os dois!
 
Mais alguém ansioso? 

Estão gostando do meu #BEDA?

Compre Online e receba dinheiro por isso com a Meliuz! Como funciona o Cashback #BEDA

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Não sei porque cargas d'água ainda não falei da Meliuz aqui! Eu uso há nos e já resgatei uns bons reais com ela apenas comprando online.

Ela funciona assim:
 O lembrador instalado no seu navegador avisa que a loja tem dinheiro de volta, o chamado cashback

Você se cadastra neste link e já ganha R$ 5,00 para começar a usar, instala o lembrador Meliuz no seu navegador (tenho em todos que uso) e sempre que for comprar online, ative ele para que sua compra seja validada. E você recebe porcentagens do valor da compra de volta EM DINHEIRO na sua conta!

Eles tem parceria com muitas lojas, por isso o lembrador é importante. Para saber quais lojas tem dinheiro de volta ou não.

Outra coisa é que sempre tem um cashback em promoção (com uma porcentagem maior que o normal), então sugiro que ative o email, lembrador, tudo! Especialmente se faz muitas compras online!

Vou deixar uns exemplos práticos para vocês! Fiz uma simulação no site da Renner de uma compra qualquer. 
Primeiro, ativei o Meliuz. Ele fica verdinho e deve ficar assim até finalizar a compra. Se ficar vermelho, ative novamente. As vezes por conta da conexão, ou se abrir muitas abas ele pode desativar. Fica esperto! ;)

Adicionei um produto aleatório ao carrinho, vejam como está verde ainda.

E agora vem o pulo do gato!
Dá para colocar um cupom de desconto! Já falei deles nesse post sobre o Cupom Válido. E  combinar com o Meliuz

Ou seja, ganha duas vezes! Brinde ou desconto no valor pago e porcentagem da compra em dinheiro de volta!

Pode falar que me ama agora! S2
No outro post está mais completinho, mas aqui está o cupom que achei em uma rápida pesquisa.

Prontinho! Compra feita, brinde ou desconto na compra aplicado e porcentagem da compra de volta!

Por essas e outras me dói a alma quando preciso comprar algo em loja física! Inclusive a Drogasil que quero comprar Bioré tem cashaback! Dancinha da alegria!
Agora vamos as questões práticas. 

1 - Para sacar seu dinheiro precisa de no mínimo R$ 20,00 na sua conta
2 - Você recebe um valor por inscritos indicados (no caso dos links que coloquei)
3 - Demora de 2-3 dias para o dinheiro cair em sua conta indicada.
Então agora já sabem né? Sempre que forem fazer suas compras deem uma olhada no site da Meliuz para ver se não tem cashback giga e se não tem uma graninha extra!

Gostaram da dica?

Já conhecem?

Estão acompanhando o meu #BEDA? Comenta ai o que achou desse post ;)

Para que serve Água Micelar, Tônico Facial e Demaquilante... Qual a diferença entre eles? #BEDA

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Um post do jeito que eu gosto! Explicando tudo.
Tenho notado que essa galerinha dos 20 e poucos não está sabendo por onde começar a cuidar da pele (já me perguntaram diversas vezes o que fazer).

Além de ter uma variedade de opções e novos produtos todos os dias no mercado, os blogs migraram para os instas e fora em nichos específicos, não tem muito material novo do bê-a-bá dos cuidados faciais. Por essa razão, vou fazer uma série com 3 posts para explicar tudinho sobre o básico da rotina para quem vai começar ou não sabe se está fazendo direito seus cuidados faciais. 

O primeiro deles é o que são: água micelar, tônico e demaquilante. E para que serve o que.


Peguei a marca Vichy para exemplificar, pois além de ter linha completa para pele oleosa, ela tem os produtos itens que falamos nesse post. 

DEMAQUILANTE

O demaquilante serve para remover a make e pode ser de dois tipos: micelar (que contém micelas e já explico o que são) ou bifásico (a base de óleo). O micelar remove a make mais leve, limpa e purifica a pele, sendo recomendado para peles sensíveis e pode não remover toda a maquiagem pesada/ a prova d'água. Bifásico precisa ser lavado depois pois deixa a pele oleosa e é muito mais eficaz para retirar a make a prova d'água e dos olhos sem precisar esfregar demais. 

ÁGUA MICELAR

Não há um consenso sobre a necessidade de lavar ou não o rosto depois de usar água micelar. Eu particularmente lavo, porque sempre sinto que fica resíduo e me incomoda muito. 

Vou reproduzir um post da Jana Rosa no @bonitadepele que explica bem o que é:
Mas afinal o que é água micelar? É uma solução aquosa onde as micelas são o ingrediente principal. Elas são estruturas hidrolipídicas: formadas por moléculas que dissolvem gordura e água, são agentes emulsificantes ou, no vocabulário da cosmética, surfactantes (que conseguem misturar substâncias que não se misturariam sem eles), por isso conseguem se misturar aos componentes com base de água e de óleo de maquiagens e da poluição, além do óleo da própria pele. Ao se misturar elas acabam levando tudo isso da pele pra solução aquosa onde estão imersas, ou seja, o que a água sozinha não leva embora as micelas conseguem dissolver isso na água e levar! É o mesmo processo dos detergentes e sabonetes, só que de forma mais delicada (ela não altera o pH da pele como esses outros produtos), claro que a eficácia de levar tudo embora depende muito da formulação das próprias águas micelares, por isso nem todas vão funcionar pra remover rímel à prova d’água ou bases mais pesadonas…
A água micelar é uma alternativa aos produtos de limpeza e tonificantes, a ideia é que um só produto faça as duas coisas, ela pode ser usada de manhã e na rotina da noite. Tem gente que usa pra tirar a maquiagem antes de lavar o rosto, tem quem não lave o rosto de manhã e usa só ela, tem quem use no lugar do tônico... Existe uma discussão se é preciso tirar o produto com água depois, a própria Bioderma que desenvolveu a primeira água micelar em 95 fez para evitar o passo da lavagem que era necessário pós-leites demaquilantes (como a água francesa é péssima e acaba com a pele, queriam evitar o uso dela na rotina!) E por isso o produto virou tão ícone da rotina de beleza das francesas, teoricamente ela já é uma solução em água e fazer movimentos circulares e pressão leve com um algodão embebido (sem esfregar!) já faria o trabalho pra levar as impurezas embora.
Ou seja, a água micelar é um produto que faz uma limpeza suave, sem alterar o PH da pele e sem necessidade de lavar o rosto depois.

Posso usar como demaquilante? Pode, mas pode ser que não remova toda a maquiagem mais pesada. Posso usar como tônico? Também pode. Mas não recomendo (pelo menos para mim não funciona), pois o tônico contém alguns ingredientes que ajudam a tratar a sua pele, em caso de oleosas, e controlar a produção de sebo.

Agora se sua pele é sensível ou seca, pode se jogar sem medo! 

TÔNICO FACIAL

O tônico entra na etapa de limpeza, após lavar o rosto e antes do hidratante. Ele serve para tratar a pele, auxiliar no tratamento de acne, revitaliza a região, remove os resíduos acumulados nos poros e elimina as toxinas. Pode conter álcool e substâncias adstringentes, bem como substâncias clareadoras como ácido glicólico e/ou hidratantes como ácido hialurônico

Traduzindo: ele é uma etapa importante da limpeza e ajuda no controle da oleosidade. E oleosidade controlada significa menos cravos, espinhas, erupções. Eu, particularmente penso em tônico com tratamento. Que usamos para o resto da vida, assim como protetor solar.

Claro até aqui? O próximo post será sobre rotina de cuidados com a pele oleosa bem explicativo para quem não sabe nada.

Fique de olho no Instagram da Janaland que aviso por lá primeiro quando sair.

Outra coisa. Estão gostando no meu #BEDA? Acho que nunca produzi tanto conteúdo na história desse blog! Hahaha. Comentem ai se estão acompanhando. 

Bisou

Textos da Jana: Você foi e eu fiquei... #BEDA

terça-feira, 9 de abril de 2019

Tem um lado meu que somente pessoas muito próximas conhece. Que é meu lado "escritora". Sim, entre aspas ('') porque não me sinto segura o suficiente para me apresentar como tal.

E aproveitando esse momento de #BEDA onde tenho exercitado meu comprometimento, a criatividade, e criado pequenas joias nesse processo. O que tem me deixado deveras contente. 

Resolvi abrir os porões da alma e começar a dividir alguns dos meus textos aqui (os publicáveis, claro. Rs)

O primeiro é um dos mais recentes, tem uma estrutura de poesia e se chama:
VOCÊ FOI E EU FIQUEI
 

 Você foi e eu fiquei
Junto com suas meias
Junto com a garrafa de whisky deixada pela metade
Junto com a cama metade vazia...

Você foi e eu fiquei
Só comigo mesma
Só com meu vazio
Só com minha metade

Você foi eu fiquei
Com as lembranças vazias
Com as fotos desgastadas
Com a solidão teimando em rondar

Você foi e eu fiquei
Sem saber quem era eu
Sem saber quem era você
Sem ser mais nós

O para sempre não durou para sempre

Você foi e eu fiquei.


Veja ouvindo: LUMINEERS

Gostaram? 

Mais alguém que escreve ai?