Imagem: Veja Rio
O uso obrigatório de máscaras –
para evitar o contágio do novo coronavírus - tem mudado o consumo também no
segmento da beleza. Desde que passaram a ser acessório permanente, cobrindo
boca e nariz, o foco da maquiagem mudou: os olhos agora são os novos
queridinhos no mundo da beleza. Não por menos, tem aumentado a procura por
itens que deixam o olhar ainda mais poderoso.
De acordo com o Pinterest, rede
social de compartilhamento de imagens, a busca por técnicas e tutoriais de
delineados para os olhos aumentou cerca de 300% após o início da pandemia. Com
a reabertura do comércio e dos shoppings centers, empresários do ramo de
cosméticos também percebem elevação na procura de produtos para os olhos e
sobrancelhas.
Lojas de maquiagens que operam no
Pantanal Shopping comprovam o crescimento nas vendas. Na loja Quem Disse
Berenice?, a gerente Eliane Santana afirma que antes da pandemia, a
participação das maquiagens para olhos variava de 29% a 32% das vendas e que
agora, o share passou para 40%. “Com o aumento na procura veio também a
variedade de produtos. A indústria tem lançado produtos novos, mais
resistentes, à prova d’água”.
Ela comenta que além das
maquiagens, produtos destinados aos cuidados com a pele estão tendo muita
saída. “Com mais tempo em casa, as mulheres passaram a se cuidar mais”,
ressalta ao citar produtos para limpeza, hidratação, cuidados essenciais e
antissinais.
Quem também observou aumento nas
vendas foi a loja O Boticário. O maquiador da franquia, Cristiano Guilherme,
que atua há oito anos na empresa, diz que ao longo de todos esses anos nunca
presenciou procura tão elevada por maquiagens para olhos. “A boca sempre foi a
preferida, mas agora, com a pandemia, o comportamento de consumo das mulheres
mudou. A venda de batons continua, com novas tecnologias como ácido hialurônico
e fator de proteção solar, mas o que está vendendo mesmo são corretivos, máscaras,
lápis e sombras”, afirma ao contar que as clientes estão comprando maquiagens
também como forma de reagir positivamente a esse momento. “Elas querem deixar
seus dias mais bonitos, mais leves”.
Dicas
Cristiano Guilherme dá algumas
dicas valiosas para fazer dos olhos o protagonista da maquiagem. Segundo ele, o
look monocromático é uma tendência e pode ser aplicado também à maquiagem.
“Você pode combinar a cor da sombra com a cor da máscara facial, ou com uma
peça da roupa, sapato e outros acessórios que vai acertar em cheio”.
Ele complementa que, nesta
temporada de uso de máscara, as mulheres devem investir na make, tanto nas mais
simples com sombra leve, máscara para cílios e lápis, quanto nas mais
elaboradas, com uma sombra mais escura esfumada, mais camadas de máscara nos
cílios, e delineador. “E não esqueça do corretivo para disfarçar a tristeza, as
olheiras e o cansaço”.
Cuidados especiais
Justamente por conta da pandemia,
experimentar maquiagens ficou mais complexo. Na loja Quem Disse Berenice?, a
gerente Eliane conta que estão sendo usados pincéis descartáveis para boca e
cílios, e a higienização dos produtos ficou rigorosa. “A cliente é quem faz a
aplicação, para que não tenhamos contato. Ela nem pega na embalagem da base,
por exemplo. Fazemos a demonstração na pele dela de diferentes produtos como
base, corretivo, pó, batom, blush, brilho labial, hidratante para rosto,
aplicando no pincel ou esponja que ela segura, com toda segurança”.
Promoções
Imagem: divulgação
Para quem quer investir no olhar
e aproveitar para adquirir também outros produtos de maquiagem, a Quem Disse
Berenice?, está com promoções durante todo o mês de outubro. Nos combos
perfeitos da loja, os clientes têm a vantagem de levar dois produtos com
desconto especial.
De 29/09 a 09/10, o combo
promocional será de batom + máscara de cílios selecionados, com 20% de
desconto. Entre os dias 10 e 21 de outubro, o batom + lápis de olho estarão com
valor promocional, de R$ 69,80 por R$ 49,90. Já entre os dias 22 de outubro e 2
de novembro, as clientes que fizerem a compra de dois batons terão 20% de
desconto.
Além dos combos perfeitos,
clientes que levarem qualquer embalagem de base antiga de qualquer marca, entre
os dias 2 e 14 de outubro, receberão 30% de desconto na compra de uma nova base
e dos dias 22 a 31, a loja estará com diversos produtos com até 40% de
desconto.
O Boticário também terá promoções
em outubro. As clientes terão 30% de desconto em todas as paletas de sombra,
20% de desconto em todos os produtos para sobrancelhas e 30% de desconto em
todos os batons da linha Make B.
Imagem: divulgação
Outras marcas presentes no
Pantanal Shopping oferecem itens que podem deixar o olhar mais poderoso. Entre
elas estão Make em Make, Mahogany, Mil Make Up e Solução Cosméticos. Todas
seguem com rigor os protocolos de biossegurança no atendimento ao cliente.
Via assessoria