Para que serve Água Micelar, Tônico Facial e Demaquilante... Qual a diferença entre eles? #BEDA

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Um post do jeito que eu gosto! Explicando tudo.
Tenho notado que essa galerinha dos 20 e poucos não está sabendo por onde começar a cuidar da pele (já me perguntaram diversas vezes o que fazer).

Além de ter uma variedade de opções e novos produtos todos os dias no mercado, os blogs migraram para os instas e fora em nichos específicos, não tem muito material novo do bê-a-bá dos cuidados faciais. Por essa razão, vou fazer uma série com 3 posts para explicar tudinho sobre o básico da rotina para quem vai começar ou não sabe se está fazendo direito seus cuidados faciais. 

O primeiro deles é o que são: água micelar, tônico e demaquilante. E para que serve o que.


Peguei a marca Vichy para exemplificar, pois além de ter linha completa para pele oleosa, ela tem os produtos itens que falamos nesse post. 

DEMAQUILANTE

O demaquilante serve para remover a make e pode ser de dois tipos: micelar (que contém micelas e já explico o que são) ou bifásico (a base de óleo). O micelar remove a make mais leve, limpa e purifica a pele, sendo recomendado para peles sensíveis e pode não remover toda a maquiagem pesada/ a prova d'água. Bifásico precisa ser lavado depois pois deixa a pele oleosa e é muito mais eficaz para retirar a make a prova d'água e dos olhos sem precisar esfregar demais. 

ÁGUA MICELAR

Não há um consenso sobre a necessidade de lavar ou não o rosto depois de usar água micelar. Eu particularmente lavo, porque sempre sinto que fica resíduo e me incomoda muito. 

Vou reproduzir um post da Jana Rosa no @bonitadepele que explica bem o que é:
Mas afinal o que é água micelar? É uma solução aquosa onde as micelas são o ingrediente principal. Elas são estruturas hidrolipídicas: formadas por moléculas que dissolvem gordura e água, são agentes emulsificantes ou, no vocabulário da cosmética, surfactantes (que conseguem misturar substâncias que não se misturariam sem eles), por isso conseguem se misturar aos componentes com base de água e de óleo de maquiagens e da poluição, além do óleo da própria pele. Ao se misturar elas acabam levando tudo isso da pele pra solução aquosa onde estão imersas, ou seja, o que a água sozinha não leva embora as micelas conseguem dissolver isso na água e levar! É o mesmo processo dos detergentes e sabonetes, só que de forma mais delicada (ela não altera o pH da pele como esses outros produtos), claro que a eficácia de levar tudo embora depende muito da formulação das próprias águas micelares, por isso nem todas vão funcionar pra remover rímel à prova d’água ou bases mais pesadonas…
A água micelar é uma alternativa aos produtos de limpeza e tonificantes, a ideia é que um só produto faça as duas coisas, ela pode ser usada de manhã e na rotina da noite. Tem gente que usa pra tirar a maquiagem antes de lavar o rosto, tem quem não lave o rosto de manhã e usa só ela, tem quem use no lugar do tônico... Existe uma discussão se é preciso tirar o produto com água depois, a própria Bioderma que desenvolveu a primeira água micelar em 95 fez para evitar o passo da lavagem que era necessário pós-leites demaquilantes (como a água francesa é péssima e acaba com a pele, queriam evitar o uso dela na rotina!) E por isso o produto virou tão ícone da rotina de beleza das francesas, teoricamente ela já é uma solução em água e fazer movimentos circulares e pressão leve com um algodão embebido (sem esfregar!) já faria o trabalho pra levar as impurezas embora.
Ou seja, a água micelar é um produto que faz uma limpeza suave, sem alterar o PH da pele e sem necessidade de lavar o rosto depois.

Posso usar como demaquilante? Pode, mas pode ser que não remova toda a maquiagem mais pesada. Posso usar como tônico? Também pode. Mas não recomendo (pelo menos para mim não funciona), pois o tônico contém alguns ingredientes que ajudam a tratar a sua pele, em caso de oleosas, e controlar a produção de sebo.

Agora se sua pele é sensível ou seca, pode se jogar sem medo! 

TÔNICO FACIAL

O tônico entra na etapa de limpeza, após lavar o rosto e antes do hidratante. Ele serve para tratar a pele, auxiliar no tratamento de acne, revitaliza a região, remove os resíduos acumulados nos poros e elimina as toxinas. Pode conter álcool e substâncias adstringentes, bem como substâncias clareadoras como ácido glicólico e/ou hidratantes como ácido hialurônico

Traduzindo: ele é uma etapa importante da limpeza e ajuda no controle da oleosidade. E oleosidade controlada significa menos cravos, espinhas, erupções. Eu, particularmente penso em tônico com tratamento. Que usamos para o resto da vida, assim como protetor solar.

Claro até aqui? O próximo post será sobre rotina de cuidados com a pele oleosa bem explicativo para quem não sabe nada.

Fique de olho no Instagram da Janaland que aviso por lá primeiro quando sair.

Outra coisa. Estão gostando no meu #BEDA? Acho que nunca produzi tanto conteúdo na história desse blog! Hahaha. Comentem ai se estão acompanhando. 

Bisou

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário