O que são os peptídeos nos produtos de skincare?

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Foto: Getty Images

Parte das proteínas naturais, eles se destacam pela versatilidade e alta tolerância até nas peles mais sensíveis

Se você ainda desconhece o termo, prepare-se para vê-lo no rótulo dos produtos da farmácia mais próxima. Um olhar atento já notou que os peptídeos são a bola da vez no skincare e há várias explicações possíveis para aposta da indústria cosmética neste ingrediente.

"Eles são moléculas formadas pela ligação de dois ou mais aminoácidos que compõem as proteínas. A partir daí, são classificados em dipeptídeos, tripeptídeos, tetrapeptídeos, oligopetídeos e polipetídeos", explica a dermatologista Valéria Marcondes, de São Paulo.

Mas, calma aí! Não será necessário voltar para a aula de química antes de decifrar tudo isso. O que você precisa saber é o que eles oferecem de tão atrativo. "Entre as propriedades dos peptídeos, está a capacidade de manter o metabolismo da pele em plena atividade, estimulando a troca celular -- um processo que envolve a eliminação de células mortas e o surgimento de novas. Além disso, também são estimulam os fibroblastos a produzirem mais colágeno e elastina, auxiliando na prevenção da flacidez e outras consequências da passagem do tempo", detalha.

Na prática, conte com eles para tudo: da reparação da barreira cutânea, responsável pela prevenção de inflamações e proteção contra patógenos, até a hidratação, melhora geral do tônus e amenização das linhas de expressão. Sim, a versatilidade é real.

Outro ponto-chave é que, diferentemente dos ácidos, como os AHAs (alfa-hidroxiácidos) e o próprio retinóico, que podem oferecer certo nível de agressão às peles mais delicadas, os peptídeos são ativos suaves. "Agradam até mesmo as mais sensíveis, já que possuem alta tolerabilidade", argumenta Valéria. Para completar, as versões mais recentes, combinadas a partir de tecnologia, também têm maior estabilidade e permeabilidade -- ou seja, duram mais no organismo e no frasco sem perder propriedades importantes.

Foto: Getty Images

Beleza, e como incluí-los na rotina de skincare? "Eles estão presentes em diversos produtos, mas a indústria tem apostado no sérum como veículo, porque combina com a pele da brasileira. É leve, fácil de se combinar e de se espalhar, não pesa e não estimula a oleosidade, além de ter um sensorial gostoso", afirma o dermatologista Cristiano Kakihara, de São Paulo.

De dia, os peptídeos entram após a limpeza e tonificação, como em fórmulas antipoluição e restauradoras, antes do protetor solar. "Já à noite, siga a mesma ordem e finalize, se desejar, com os seus ácidos. Ele vai preparar a pele para isso", diz a dermatologista Valéria Campos, de São Paulo. Antes de tudo, entretanto, vale analisar junto de um médico de confiança quais são as combinações possíveis para as suas necessidades.

Por Isabella Marinelli

Via Glamour Brasil

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário