O que é Maskne, a acne causada por uso de máscaras e como evitá-las

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, um item passou a fazer parte do nosso cotidiano, que são as máscaras de proteção. Sejam elas cirúrgicas ou de tecido, elas agora estão presentes em nosso dia-a-dia.

E com seu uso prolongado, um novo termo tem surgido entre especialistas que é o "maskne". A palavra é uma junção de "máscara" (mask, em inglês) com "acne", ou seja acne causada por uso de máscaras, que também pode ser chamada de "acne mecânica", ou seja, relacionada a fatores físicos.

Com o uso obrigatório de máscaras, como uma medida preventiva contra o coronavírus, muitas pessoas passaram a perceber o aparecimento incomum de cravos e espinhas, especialmente nas regiões do queixo, nariz e bochechas. Isso acontece, pois, seu uso prolongado gera atrito, calor e abafamento do local - aumentando a produção de oleosidade e entupindo os poros.

Vale deixar claro que isso não significa que devemos deixar de usar a máscara para proteção, pois ainda estamos com altos índices de contágio e não há cura ou vacina para a Covid-19. 

A dermatologista Flávia Campos da L'éclat Dermatologia explica o que é maskne:

A máscara cria um ambiente mais úmido e quente que o normal, tem efeito obstrutivo sobre a pele, e o atrito do tecido com a pele que leva a um quadro de acne mecânica. As lesões acabam por surgir principalmente em bochechas, nariz e queixo.

O que podemos fazer para evitar ou atenuar a situação, são tomar alguns cuidados como:

1 – Escolher uma máscara de tecido macio, entre eles algodão, seda ou material cirúrgico. E procurar evitar tecidos muito ásperos;

2 – Garantir que ela não esteja apertada a ponto de machucar o rosto. O tamanho ideal para proteção e evitar o aparecimento de acnes e espinhas é cobrindo o queixo, boca e nariz sem espaços abertos.

3 – Cuidado na hora de colocar e retirar, é importante que as mãos estejam higienizadas (com água e sãbão ou álcool 70°) e evitar tocar na parte frontal do acessório. Procure encostar as mãos apenas no elástico e as higienize em seguida, tanto para colocar, quanto para retirar.

4 – Trocas frequentes, pois o uso prolongado gera umidade no rosto e no tecido, o que propicia a reprodução de fungos e bactérias, causadores de acnes. De preferência troque a cada 4 horas ou quando ela estivar úmida, o que acontecer primeiro.

5 – Redobre os cuidados com a pele, se dedicando mais ao skincare. Tendo em mente as etapas de limpeza, tonificação e hidratação. Tratamentos que ajudam a reduzir a oleosidade também são poderosos aliados contra o “maskne”.

6 – É fundamental o uso de protetor solar diariamente e se possível evitar o uso de maquiagem com a máscara.

7 – Procure um especialista para indicar um tratamento adequado em casos mais graves de acnes e espinhas. Pois as máscaras podem causar rosácea, equimose e dermatite. 

Alguém aí está com sofrendo com esse mal moderno? 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário