Há um tipo muito específico de milagre que a vida comum reserva para quem já comeu o pão que o diabo amassou: a conquista da simplicidade sem sobressaltos.
Na cozinha, o silêncio da noite não é interrompido por passos apressados ou sombras à espera da sua vez na fila. A bancada é toda minha. O fogão não exige senha, nem o frigorífico guarda olhares de censura. É o domínio absoluto de um espaço que, finalmente, obedece apenas à minha vontade e ao meu tempo.
Lá fora, a brisa de Oeiras entra macia, trazendo aquele cheiro característico de mar e terra descansada que só quem mora aqui reconhece. Acendo o cigarro. A chama pequena ilumina o escuro por um segundo, e a fumaça sobe lenta, desenhando no ar a mesma liberdade que demorei quatro décadas para reivindicar. No primeiro gole da cerveja bem gelada, sinto o corpo desarmar. Não há urgências, não há relógios a cobrar o próximo turno, não há privadas para lavar, nem a dor invisível do trabalho que esmaga as costas e a alma.
Durante anos, o tempo pertenceu aos outros — aos horários impostos, às rotinas pesadas, ao cansaço que não passava nem depois de dormir. Hoje, a noite é um manto feito à medida. Cada baforada e cada gole são pequenos atos de rebeldia transformados em paz. Uma emancipação sem grandes trombetas, mas com a certeza visceral de quem assumiu, em definitivo, as rédeas da própria vida.
Olho para as minhas mãos e não vejo apenas o presente; vejo o mapa exato do caminho que me trouxe até aqui. Em Oeiras, a liberdade não é um conceito abstrato ou uma promessa num livro de poesia: é o gosto amargo e perfeito da cerveja, o estalar do tabaco entre os dedos e a dignidade inegociável de poder estar só, em paz, sem pedir licença a ninguém.

0 Comentários