Por onde começar uma rotina de cuidados faciais? Limpar, tonificar, hidratar, proteger... Jana explica para vocês!

domingo, 21 de abril de 2019

Olha que eu achei que era um tema de conhecimento publico, notório. Tão claro como escovar os dentes e usar filtro solar! Oi? Não usa todo dia? WHAT? Relaxa, nem eu... Ôooo hábito mais difícil de manter na rotina! Mas voltando ao tema de hoje.
O que conheço de xóvens na casa dos 20 e poucos que não tem a mínima ideia de como cuidar da pele, não tá escrito! E nem estou falando de cuidados avançados como saber diferenças entre Ácidos Retinóicos, Glicólicos, Vitamina C, Niacinamida e por ai vai... Não sabem o be-a-ba mesmo! I swear!

Então para ajudar esses neófitos no mundo dos cuidados, resolvi montar essa cartilha bem simplificada de texto curto (sabemos que são da geração FOMO) para quem ninguém deixe de cuidar da ele por preguiça de ler, okay?

Vem comigo!

O primeiro passo é limpar,  ou seja lavar seu rosto com um sabonete (liquido ou sólido) especifico para a face - pensem comigo, não vamos passar o mesmo sabonete que passamos na bunda no rosto né? - então encontre o que seja para seu tipo de pele! Tenho algumas indicações dos que já usei e funcionaram/não causaram efeito rebote, mas vai ficar para outro post.

O segundo é tonificar. Que nada mais é que usar um tônico para completar a limpeza. Aí você me pergunta: "mas não é a mesma coisa que água micelar? não serve só demaquilante?". Não e não! Uma coisa não tem nada a ver com outra e já expliquei aqui. Já leu?
O tônico remove o restante de sujeira que não foi retirado pelo sabonete facial. E é um complemento da limpeza da pele! e te digo uma coisa, VOCÊ SE SURPREENDE com o tanto de coisa que ainda sai no algodão depois de ter lavado!

O terceiro passo é hidratar. E se sua pele for oleosa como a minha tem algumas opções boas e baratas. Mas precisa hidratar sim! Esse passo vai ajudar a manter a água na sua pele! E a hidratação natural em ordem.

O quarto passo se for de dia, proteger: PROTETOR SOLAR pelamor! Mesmo que seu tom de pele seja escuro, mesmo que ache que não precisa, os raios UV causam CÂNCER DE PELE independente de etnia!

Esses 4 passos básicos devem ser feitos TODOS OS DIAS, de manhã e à noite (com exceção do protetor solar, que usamos apenas durante o dia).

Se quiser acrescentar mais coisas à sua rotina, recomendo: 
1 - Esfoliar 1 vez por semana. 
A esfoliação remove células mortas provenientes do processo de renovação celular natural da pele. 
Você já saiu do banho e a pele estava "esfarelando"? E se esfregar sai um monte de farelinho que parece sujeira? Pois é, essas são as células mortas e se não faz nada para removê-las, se acumulam na pele e entopem os poros causando espinhas, acnes, oleosidade...

2 - Máscara Facial que pode ser em creme, gel, caseira, sheet mask...
Eu, Jana, gosto de fazer a máscara depois de esfoliar, pois SINTO que a pele está mais limpa (uma vez que a camada de células mortas foi removida) e com isso os ativos da máscara irão penetrar mais profundamente na pele e consequentemente fazer mais efeito... Mas é uma sensação/impressão minha sem comprovação científica. Rs.

Ainda sobre máscaras faciais temos as sheet masks que são essas máscaras que vem em um tecido no formato do rosto embebido em produto com diferentes funções. Desse modelo testei apenas 1 da SISI, mas fiquei com dó porque sobra muito produto na embalagem e dá uma pena ser apenas "1 dose".
 
Mas pensando no assunto, tenho algumas aqui para testar e acho que vou fazer um post somente de máscaras, que acham?

Agora que já sabe o básico de uma rotina de cuidados faciais, pode ir para o nível avançado e ler esse post (que por falta de timing dessa que vos escreve, saiu antes. Oooo falta daquele emoji que coloca a mão na testa. kkkk)

Por isso vou mostrar opções de rotina que 1: cabem no bolso e são encontradas facilmente (no caso de farmácias) ou são marcas de dermocosméticos conceituadas e indicadas por dermatologistas e podem encontrar a rotina completa! Fique atento que logo, logo sai!

Bisou

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário